segunda-feira, 29 de junho de 2020

Os jogos nas aulas de História

Para reforçar conteúdos, conceitos, incentivar a pesquisa nos livros ou apostilas didáticas, sempre incentivei a práticas de jogos em sala.
Além do aspecto sobre o conteúdo, também pensamos no reforço coletivo, num trabalho em equipe de cooperação para encontrar e acertar as respostas. 
E, quanta diversão!
Neste tempo de isolamento social, tão importante, incentivo, pais e até professores em aulas online, criar perguntas e respostas para se trabalhar com as crianças e os adolescentes.

Bingo
Com cartelas e seus números: procuro fazer perguntas do nº 1 ao 30. Quem tiver o número superior, já marca um x neles. Assim, sorteamos o número, quem tiver o nº da cartela levanta a mão e terá o direito de responder a pergunta. Se acertar, ganha 1 ponto. Se mais pessoas tiverem o nº, ao final de todas elas responderem, você aponta que acertou.

Trilhas
Com tabuleiro e seus números ou as próprias armadilhas no caminho, você pode fazer com que equipes se ajudem a achar as respostas, definir conceitos. Os números podem corresponder a perguntas ou conceitos. Quem chegar primeiro ao final da trilha, vence.

Colorir
Escolha uma pintura histórica ou que se relaciona com algum tema trabalhado, em branco. Distribua-as em duplas ou trios. Cada parte significativa da pintura você elaborará questões ou pedirá para os alunos comentarem. Quem quiser responder, levanta a mão e responde. Se acertar, terá o direito de pintar a parte da obra.

Passe ou repasse
Com equipes, cada uma se "enfrenta" frente a frente, respondendo perguntas ou conceitos. Batem em um sino e respondem, quem errar não ganha ponto e dá direito a outra equipe responder. A equipe com mais pontos, vence.

Caixa/lata/sacola surpresa
Em uma caixa de sapato ou sacola, coloque perguntas ou conceitos, imagens ou documentos históricos. Cada grupo de alunos sorteará e deverá responder ou comentar o que sorteou. Quanto mais conceitos/imgs/ fontes históricas sorteadas e respondidas corretamente, o grupo vence.

Conceito na testa
Coloque na testa de um aluno um conceito que ele terá que adivinhar a partir de pistas que a turma dará a este. Divida a sala e a equipe do participante irá ajudá-lo. Caso, a equipe não ajudar ou o seu participante não acertar o conceito na testa, abre-se para as outras. Se, outras equipes conseguirem fazer o participante acertar, a equipe rival ganha ponto.

Para mais ideias e materiais, indico este blog:
https://ensinarhistoriajoelza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chef' s table: temporada 5 episodio 01: imigração, cultura e luta

O episodio 01 da 5ª temporada de Chef's table mostra a história da chef Cristiana, mexicana que luta para ser reconhecida cidadã nos EU...