Conteúdo do 7º ano pode ter diferentes abordagens
- Castelos medievais: hoje e ontem- com uma pesquisa rápida no google várias castelos aparecem, com isso, podemos aguçar o olhar do aluno para este patrimônio material, por meio das seguintes perguntas: 1. Escolha um castelo medieval 10 castelos medievais pelo mundo e responda as questões: a) quando, como foi construído? b) a quem pertenceu, por que, qual a função? c) onde? Como está hoje?
*Polêmica com um castelo e o grafite brasileiro- pode ser instigante para os alunos e uma boa análise sobre as transformações e o contato entre passado e presente.
- Vassalagem: ontem e hoje: por meio do texto se questiona a submissão de Estados Nacionais ou países aos EUA e este agindo com intervenção E se os EUA fossem os bandidos. Questiona a relação de submissão e liberdade, levando a pensar na relação de vassalagem, que seria diferente de hoje, mas ao mesmo tempo mantém suas semelhanças. Para analisar a vassalagem feudal, podemos analisar por meio de iluminuras, vassalagem.
Bom trabalhar antes as iluminuras e os conceitos, para chegarmos no texto do tempo presente: Função de uma iluminura e a relação de vassalagem. Utilizar conhecimentos prévios e advindos da disciplina de Arte.
- Os feudos e as favelas: procurar definir os conceitos, discutindo como se dá a função e a importância de espaços concedidos por senhores feudais e Igreja, e como hoje se dá em espaços, muitas vezes, indefinidos de autoridade, ora por autoridades, o artigo, Relações de poder, pode ajudar, ora por lideranças. (Discussão que se pode encontrar no livro Araribá,2010 7ºano.)
Neste tema se alinha pensar as relações de trabalho, as concessões e as relações de poder entre servos e senhores.
- O feudo e sua produção: tal tema pode auxiliar o acima, na medida que o aluno consegue visualizar o que seria tal espaço de terra, sua importância e função, a partir de uma iluminura, Iluminura Mês de Março por Paul Limbourg 1416-1440, um documento histórico que está no início da página. A análise, pode não só se voltar para o feudo, mas também para a proximidade do castelo feudal.
Por meio de questões como: a) como se dava a contagem de tempo na Idade Média? (o calendário no topo da iluminura pode auxiliar na pesquisa); b) a divisão da terra; c) as técnicas e instrumentos utilizados para a plantação; d) a posição do castelo e função deste.
- Hábitos e o cotidiano na Idade Média: o texto, cotidiano Idade Média, pode ajudar a aguçar a curiosidade e estabelecer relações entre o presente e o passado. Assim, os alunos podem desenhar tais objetos, utilizando a imaginação histórica; criar uma história em quadrinhos; fazer um mural reunindo iluminuras ou pinturas sobre tal assunto. Assim, como este livro, Como seria sua vida na Idade Média, também pode auxiliar.
Professor, lembre-se de contextualizar os usos e hábitos em seus tempos históricos. Cada época, um maneira de utilizar ou uma importância a ser atribuída, por exemplo casacos de pele- hoje não é mais hábito, pois defendemos a preservação dos animais e da natureza, mas antigamente, não se tinha esta consciência. Tempos diferentes, para evitar anacronismos.
- Reino e Império carolíngeo a França: aqui se estabelece a importância da análise de mapas. Contextualizando o processo de invasão/migração/ocupação "bárbaras" (porque de selvagens, não tinham muita coisa, e sim eram diferentes dos romanos) por meio do mapa https://antoniocv.files.wordpress.com/2015/11/invasc3b5es-barbaras1.png. Comparando com a expansão deste povo, http://www.historianet.com.br/imagens/conteudo/Francos751.jpg e a formação de seu império 1º mapa da página. Além da sua divisão, Tratado de Verdun.
Não basta somente comparar, aqui surge questões como: 1.quem foram os líderes? 2. como se fortaleceram, quais estratégias sociais e militares?; 3. qual relação com a Igreja católica?; 4. Localização hoje e sua semelhança com o nome França; 5. quando e como surgiu o país e nome França- com isso, se contextualiza os conceitos, e estabelece relações com o surgimento dos Estados Nacionais (próximo tema desse ano).
Outro documento que aprofunda sobre os líderes francos e a Igreja - já indicando a importância desse povo e dessa instituição- 50 deveres de Carlos Magno (autor Carlos Magno, sugestão de atividade em Boulos 7ºano, 2015).
E, não podemos nos esquecer das CRUZADAS! Próximo post ;)