quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Feudalismo: visto sobre diferentes maneiras

Conteúdo do 7º ano pode ter diferentes abordagens

  • Castelos medievais: hoje e ontem- com uma pesquisa rápida no google várias castelos aparecem, com isso, podemos aguçar o olhar do aluno para este patrimônio material, por meio das seguintes perguntas: 1. Escolha um castelo medieval 10 castelos medievais pelo mundo e responda as questões: a) quando, como foi construído? b) a quem pertenceu, por que, qual a função? c) onde? Como está hoje? 
Professor, procure levar imagens dos castelos medievais, ou pedir ao aluno que leve a imagem do castelo que escolheu, com isso, a análise fica mais enriquecedora com o conhecimento da turma.
*Polêmica com um castelo e o grafite brasileiro- pode ser instigante para os alunos e uma boa análise sobre as transformações e o contato entre passado e presente.

  • Vassalagem: ontem e hoje: por meio do texto se questiona a submissão de Estados Nacionais ou países aos EUA e este agindo com intervenção E se os EUA fossem os bandidos. Questiona a relação de submissão e liberdade, levando a pensar na relação de vassalagem, que seria diferente de hoje, mas ao mesmo tempo mantém suas semelhanças. Para analisar a vassalagem feudal, podemos analisar por meio de iluminuras, vassalagem
Bom trabalhar antes as iluminuras e os conceitos, para chegarmos no texto do tempo presente: Função de uma iluminura e a relação de vassalagem. Utilizar conhecimentos prévios e advindos da disciplina de Arte.
  • Os feudos e as favelas: procurar definir os conceitos, discutindo como se dá a função e a importância de espaços concedidos por senhores feudais e Igreja, e como hoje se dá em espaços, muitas vezes, indefinidos de autoridade, ora por autoridades, o artigo, Relações de poder, pode ajudar, ora por lideranças. (Discussão que se pode encontrar no livro Araribá,2010 7ºano.) 
Neste tema se alinha pensar as relações de trabalho, as concessões e as relações de poder entre servos e senhores.
  • O feudo e sua produção: tal tema pode auxiliar o acima, na medida que o aluno consegue visualizar o que seria tal espaço de terra, sua importância e função, a partir de uma iluminura, Iluminura Mês de Março por Paul Limbourg 1416-1440, um documento histórico que está no início da página. A análise, pode não só se voltar para o feudo, mas também para a proximidade do castelo feudal. 
Por meio de questões como: a) como se dava a contagem de tempo na Idade Média? (o calendário no topo da iluminura pode auxiliar na pesquisa); b) a divisão da terra; c) as técnicas e instrumentos utilizados para a plantação; d) a posição do castelo e função deste.

  • Hábitos e o cotidiano na Idade Média: o texto, cotidiano Idade Média, pode ajudar a aguçar a curiosidade e estabelecer relações entre o presente e o passado. Assim, os alunos podem desenhar tais objetos, utilizando a imaginação histórica; criar uma história em quadrinhos; fazer um mural reunindo iluminuras ou pinturas sobre tal assunto.  Assim, como este livro, Como seria sua vida na Idade Média, também pode auxiliar. 
Professor, lembre-se de contextualizar os usos e hábitos em seus tempos históricos. Cada época, um maneira de utilizar ou uma importância a ser atribuída, por exemplo casacos de pele- hoje não é mais hábito, pois defendemos a preservação dos animais e da natureza, mas antigamente, não se tinha esta consciência. Tempos diferentes, para evitar anacronismos. 
Não basta somente comparar, aqui surge questões como: 1.quem foram os líderes? 2. como se fortaleceram, quais estratégias sociais e militares?; 3. qual relação com a Igreja católica?; 4. Localização hoje e sua semelhança com o nome França; 5. quando e como surgiu o país e nome França- com isso, se contextualiza os conceitos, e estabelece relações com o surgimento dos Estados Nacionais (próximo tema desse ano).
Outro documento que aprofunda sobre os líderes francos e a Igreja - já indicando a importância desse povo e dessa instituição- 50 deveres de Carlos Magno (autor Carlos Magno, sugestão de atividade em Boulos 7ºano, 2015).

E, não podemos nos esquecer das CRUZADAS! Próximo post ;)

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Para quê estudar História?

Uma proposta de aula que pode servir para todos os anos. Como forma de discutir, afinal, para que precisamos da História?


  • reflexão crítica do mundo presente, análise social
  • Imaginação histórica: e se... (sei que nós historiadores não nos baseamos nisso, mas os alunos nos perguntam, e se isso fosse diferente?...) Então, a partir dos contextos e documentos refletir e imaginar uma outra realidade, possibilidade...
  • Empatia
O vídeo do Denzel Washington pode ajudar...
Neste vídeo, o ator fala sobre muitas informações falsas: se vc se informa, vc fica mal informado, e se vc não se informa, vc fica desinformado. Qual a solução? A História. 
Saber analisar imagens, pesquisar na net, questionar, contextualizar e se situar, faz toda a diferença! Confrontando diferentes discursos, documentos, fontes.

Além disso, outra tema que desponta é a competitividade no jornalismo, nem sempre a primeira noticia é a melhor, nem sempre o jornalista mais famoso é o mais qualificado para o assunto....
Tudo requer análise!

Temos a internet, cheia de informação, mas nem sempre isso gera conhecimento...
Outro material que ajuda é o livro da Marilena Chauí Convite a filosofia (sei que não é historiadora, mas a filosofia é a base de todas as ciências, e já que somos formados em História, cabe a nós utilizarmos nosso conhecimento.)
Pag. 424/425
"A desinformação, aliás, é o principal resultado da maioria dos noticiários de rádio e televisão. Com efeito, como são apresentadas as notícias? De modo geral, são apresentadas de maneira a impedir que o ouvinte e o espectador possam localizá-la no espaço e no tempo.
Falta de localização espacial: o espaço real é o aparelho de rádio e a tela da televisão, que tem a peculiaridade de retirar as diferenças e distâncias geográficas, de tal modo que algo acontecido na China, na Índia, nos Estados Unidos ou em Campina Grande pareça igualmente próximo e igualmente distante. Falta de localização temporal: os acontecimentos são relatados como se não tivessem causas passadas nem efeitos futuros; surgem como pontos puramente atuais ou presentes, sem continuidade no tempo, sem origem e sem conseqüências; existem enquanto forem objetos de transmissão e deixam de existir se não forem transmitidos. Paradoxalmente, rádio e televisão podem oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade desprovida de raiz no espaço e no tempo. Nada sabemos, depois de termos tido a ilusão de que fomos informados sobre tudo."

Um bom trecho para ajudar na discutir da importância da História. Esta fornecerá a localização no tempo e os contextos necessários para entendermos a realidade fragmentada trazida pela televisão e internet. 
Não basta ter um mecanismo de busca pronto, fácil, acessível e completo, tem que saber usar e para isso precisamos entender o que buscamos, sabermos questionar, fazer questões. 

Para isso serve a História! E, não só apresentar os conteúdos em sua cronologia, mas também relacionarmos com hoje, com noticias, fatos e fontes históricas.
Com isso, já entramos em outro tema AS FONTES HISTÓRICAS, esse fica pra próxima postagem!


Tempos de rever a prática...

Neste período de férias é hora de repensar algumas questões sobre a prática docente. Com isso, percebi que, o que mais procuro são sugestões de aulas com materiais e questões. Não basta sugerir e detalhar, como os artigos fazem, e muito bem, mas também simplificar e possibilitar o acesso a materiais.
Por meio deste blog quero me propor a sugerir temas para aulas e links. Todos disponíveis na net, ou então, documentos/materiais advindos de livros, citando-os como referencia.
Minha prática é baseada na Educação Histórica, autores como Peter Lee, Rüsen, Marlene Cainelli, dentre outros são meu guia para desenvolver as aulas.

Sou Mestre em Educação, especialista em Religiões e Religiosidade, licenciada em História e Letras, professora da educação básica de História.

Links para encontrar sobre estes autores
https://lapeduh.wordpress.com/revista/
https://www.marciaelisateteramos.com/
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/279
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5543
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11424

Chef' s table: temporada 5 episodio 01: imigração, cultura e luta

O episodio 01 da 5ª temporada de Chef's table mostra a história da chef Cristiana, mexicana que luta para ser reconhecida cidadã nos EU...