terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Para quê estudar História?

Uma proposta de aula que pode servir para todos os anos. Como forma de discutir, afinal, para que precisamos da História?


  • reflexão crítica do mundo presente, análise social
  • Imaginação histórica: e se... (sei que nós historiadores não nos baseamos nisso, mas os alunos nos perguntam, e se isso fosse diferente?...) Então, a partir dos contextos e documentos refletir e imaginar uma outra realidade, possibilidade...
  • Empatia
O vídeo do Denzel Washington pode ajudar...
Neste vídeo, o ator fala sobre muitas informações falsas: se vc se informa, vc fica mal informado, e se vc não se informa, vc fica desinformado. Qual a solução? A História. 
Saber analisar imagens, pesquisar na net, questionar, contextualizar e se situar, faz toda a diferença! Confrontando diferentes discursos, documentos, fontes.

Além disso, outra tema que desponta é a competitividade no jornalismo, nem sempre a primeira noticia é a melhor, nem sempre o jornalista mais famoso é o mais qualificado para o assunto....
Tudo requer análise!

Temos a internet, cheia de informação, mas nem sempre isso gera conhecimento...
Outro material que ajuda é o livro da Marilena Chauí Convite a filosofia (sei que não é historiadora, mas a filosofia é a base de todas as ciências, e já que somos formados em História, cabe a nós utilizarmos nosso conhecimento.)
Pag. 424/425
"A desinformação, aliás, é o principal resultado da maioria dos noticiários de rádio e televisão. Com efeito, como são apresentadas as notícias? De modo geral, são apresentadas de maneira a impedir que o ouvinte e o espectador possam localizá-la no espaço e no tempo.
Falta de localização espacial: o espaço real é o aparelho de rádio e a tela da televisão, que tem a peculiaridade de retirar as diferenças e distâncias geográficas, de tal modo que algo acontecido na China, na Índia, nos Estados Unidos ou em Campina Grande pareça igualmente próximo e igualmente distante. Falta de localização temporal: os acontecimentos são relatados como se não tivessem causas passadas nem efeitos futuros; surgem como pontos puramente atuais ou presentes, sem continuidade no tempo, sem origem e sem conseqüências; existem enquanto forem objetos de transmissão e deixam de existir se não forem transmitidos. Paradoxalmente, rádio e televisão podem oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade desprovida de raiz no espaço e no tempo. Nada sabemos, depois de termos tido a ilusão de que fomos informados sobre tudo."

Um bom trecho para ajudar na discutir da importância da História. Esta fornecerá a localização no tempo e os contextos necessários para entendermos a realidade fragmentada trazida pela televisão e internet. 
Não basta ter um mecanismo de busca pronto, fácil, acessível e completo, tem que saber usar e para isso precisamos entender o que buscamos, sabermos questionar, fazer questões. 

Para isso serve a História! E, não só apresentar os conteúdos em sua cronologia, mas também relacionarmos com hoje, com noticias, fatos e fontes históricas.
Com isso, já entramos em outro tema AS FONTES HISTÓRICAS, esse fica pra próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chef' s table: temporada 5 episodio 01: imigração, cultura e luta

O episodio 01 da 5ª temporada de Chef's table mostra a história da chef Cristiana, mexicana que luta para ser reconhecida cidadã nos EU...