quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Revoluções inglesas: o inicio do fim do absolutismo e o nascimento do capitalismo

Primeiro conteúdo ano para o 8ºano!

Começo relembrando os conteúdos do 7º: 

  • Feudalismo: servidão, nascimento dos burgueses, senhores feudais e a aristocracia.
  • Reforma protestante: Lutero cria o protestantismo: Luteranismo- salvação pela fé; Calvino: calvinismo- salvação pelo trabalho e riqueza.
  • Mercantilismo e intervenção dos reis na economia: ABSOLUTISMO.
Em forma de discussão e tópicos no quadro, a aula fica mais interessante.

 Próxima etapa: o que é revolução?



Conforme os alun@s tragam suas pesquisas, os conceitos vão sendo "desvendados". 
Puritana se relaciona com o calvinismo. 
Cabe, também, investigar sobre o que seria uma república (pensando até na forma política que vivemos).

Forma de resumo: mapas conceituais

Uma das ferramentas que mais utilizo e aprecio são os mapas conceituais. Ensine seus alunos outra forma de fazer resumos. Com ele, consigo visualizar por completo um assunto, ainda de forma prática e eficiente.
Um ótimo site com vários destes é História em foco.


Para fazer este mapa me basei neste resumo abaixo que encontrei na net- resumo. Além disso, utilizei a apostila Conquista Positivo 8ºano; o livro A Revolução Inglesa de José Arruda (material da facul 🙏); outro livro, História da Cidadania.


Análise de documentos- as fontes históricas e a interpretação

Procure ler os documentos e tratá-los como fontes para se investigar o passado e o presente (colhemos muito deste passado)
Carta Magna- 1º tentativa de controlar os poderes do rei.
Bill of rights- a 1ª declaração de direitos dos Homens
Pintura da rainha Elizabeth I- observem as grandes navegações, os princípios dos mercantilismo e a alta concentração de poder nas mãos da rainha.

Relacionando permanências e mudanças ao longo do tempo

  • Para mim, História (a partir da teoria da Educação Histórica) deve ser útil para nos entender no presente e até refletirmos sobre o futuro.
  • Com isso, procure discutir e pesquisar sobre o capitalismo (que floresceu XVII, como resultado destas revoluções que levaram ao poder a burguesia).
  • Além disso, relacione com os direitos que temos hoje. Fato que, também, ocorreu neste momento, pois "nem sempre foi assim". Debata sobre a importância de um documento como este, analise nossa Carta Magna (Constituição)
  • Outro ponto importante, é entender a monarquia constitucional que até hoje sobrevive na Inglaterra (além de vários outros domínios, países que ainda mantém relações com a Coroa britânica). Para isso, se pode recorrer a episódios da séria The Crown, da Netflix.

Até

domingo, 8 de dezembro de 2019

Para aulas de História: do infinito e além: Idade Média: as mulheres...

Para aulas de História: do infinito e além: Idade Média: as mulheres...: Pensando na BNCC- Base Nacional Comum,  BNCC , o tema do papel das mulheres na Idade Média vem a tona. Para isso, busco discutir com os a...

Idade Média: as mulheres...

Pensando na BNCC- Base Nacional Comum, BNCC, o tema do papel das mulheres na Idade Média vem a tona.
Para isso, busco discutir com os alunos, o papel das mulheres hoje, se este seria o mesmo papel em séculos anteriores, o que mudou e o que permaneceu.

Em conjunto, proponho uma pesquisa sobre as mulheres na Idade Média: figuras em destaque, papel, ideal, cotidiano e educação.
Com isso, este tema passa a se relacionar com outros: a influência da Igreja Católica e os papéis empreendidos pelas mulheres nesta. 

Assim, precisaremos aprender sobre o início da Igreja (resgatando o início do cristianismo, tema que discutimos ao final do 6º ano); também, sobre a educação neste período: quem ensinava, quem podia aprender, o acesso, a importância (restrita, elitizada, instrumentalizada para os mais pobres que aprendiam o básico); o papel administrativo das mulheres na Igreja; assim, como suas funções e acolhimentos em monastérios e na filantropia.


Se pode relacionar e contextualizar o cotidiano no feudalismo (Mais sobre este tema... ) e no seu final, com o surgimento da burguesia: o comércio, o campo, as cidades, as viúvas, as princesas e rainhas etc...

Para pensar sobre isso, utilizo o livro História da cidadania, que em vários capítulos trata dos direitos das mulheres e seu papel ao longo do tempo. 

Resultado de imagem para historia da cidadania

E, o livro Mulheres intelectuais da Idade Média (recomendo a leitura de Roswita, Mechtild, Marguerite Porete, Antonia Pulci, Hipátia, Trotula, dentre outras), que traz as biografias de diferentes mulheres neste período e no fim do mundo antigo. 

Assim, enriquecendo as pesquisas e as discussões com seus alun@s.

😉

sábado, 7 de dezembro de 2019

Repensando Um conto...para a primeira aula do ano..

Retomando minhas reflexões para o blog, decidi rever algumas publicações. 
Para Iniciar..
Um conto

Para ajudar ainda mais professores, este material precisa ser pensando em conjunto com leitura, questionamentos, e até outros materiais.

Para tratar do que é história, sempre é bom refletir sobre as perspectivas que cada um pode ter sobre determinado documento ou acontecimento.
A leitura acompanhada de questões sobre como podemos um problema: ex. por que é importante estudar a pré-história? ( para nós conhecermos modos de viver, práticas e técnicas agrícolas e a arte rupestre.)
Assim, para um artista, esta história poderá dialogar com seu trabalho; para outro, poderá conhecer formas de manipular a terra; ou entenderemos sobre como mudamos nossa forma de viver e registrar; ou como nos aproximamos da pré historia com os caracteres que utilizamos para conversar ou registrar algo; ou algumas formas "primitivas" de viver em sociedade.
Apontar tais exemplos, e discutir outros que os alunos apontarem, é a base para construir o objetivo sobre o material: TODO MATERIAL, FONTE HISTÓRICA (PARTINDO PARA OUTRA DISCUSSÃO), NOTÍCIAS, MEMES PODERÃO SER TRATADAS COM DIFERENTES OLHARES.

Assim, como cada ser humano é único, nosso conhecimento também é.
Para além disso, precisamos exercer a empatia para entendermos o Outro e refletir sobre as intenções dos autores sobre seus materiais.
Acrescentando a importância da filosofia e da ciência em proporcionar hipóteses e conhecimento fundamentados, não somente opiniões sobre algo, mas em análises, leituras e debates.

Fica a dica! 💓💓

Chef' s table: temporada 5 episodio 01: imigração, cultura e luta

O episodio 01 da 5ª temporada de Chef's table mostra a história da chef Cristiana, mexicana que luta para ser reconhecida cidadã nos EU...