sábado, 30 de janeiro de 2021

Chef' s table: temporada 5 episodio 01: imigração, cultura e luta

O episodio 01 da 5ª temporada de Chef's table mostra a história da chef Cristiana, mexicana que luta para ser reconhecida cidadã nos EUA. Sua vida no México foi marcada por casamento abusivo e sua luta de melhorar a vida de sua filha, indo para os EUA. 

Neste processo de luta e imigração ilegal, construiu sua relação com a cozinha e com a comida mexicana. Demonstra rituais, colheitas, temperos, práticas sobre os alimentos, advindas de populações ameríndias (astecas, por exemplo).

Uma visão construída com muito esmero e beleza, servindo como ponte para aprendermos sobre esta cultura, povos. Além de relacionarmos com as dominações sobre estes povos nos séculos XV e XVI e até hoje, com a xenofobia e opressão dos mexicanos, principalmente, nos EUA. 
Claro que a questão pode ser estendida por todos os imigrantes ilegais, refugiados no mundo. Buscando definir conceitos, dados destas pessoas no nosso país, seus objetivos e destaques.

Outro tema seria os relacionamentos abusivos que muitas vezes temos na nossa vida e não conseguimos saber. Nos perguntando: até que ponto somos livre dentro de um relacionamento com nossos pais, avôs, família e namorados? O que nos incomoda e não falamos? 
Mas, do que pressionar por respostas dos estudantes, devemos fazê-los refletir sobre sua vida. Podendo até, fazer uma caixinha com relatos anônimos em torno destas respostas: os estudantes escrevem o que pensaram e, sem identificação, deixam numa caixinha para serem lidos, em voz alta ou não, por outros estudantes ou só pelo professor.

Bora assistir?

Série Cooked e a História

Me deparando com esta série, que é sobre a história da culinária, não poderia deixar de pensá-la dentro da sala de aula ou trazer para o contato dos estudantes. 

No episódio um, sobre o fogo, podemos trazer à tona a discussão da pré-história: como comiam os primeiros seres humanos?
Podemos visualizar populações antigas indo a caça, buscando suas origens e a alegria desta tradição. 
Com isso, a discussão pode ser enriquecida com perguntas: quais as diferenças e semelhanças com nossa vida?; quais são nossas tradições? (o que seria isto? Uma boa pesquisa sobre este conceito: Livro: A invenção das tradições); quais nossos hábitos alimentares?; quais povos/tribos antigas africanas, americanas encontramos hoje? (penso aqui, por exemplo, nos pigmeus, bosquímanos)
Além disso, traz a história do pão, que se relaciona com povos antigos, com as dietas atuais e a questão do glúten. Uma ponte muito importante para o dia a dia dos jovens, pois além de ser um alimento comum, pode encorajar discussões sobre o corpo e aceitação
Demonstrando sobre o pão, há também a história do chocolate, seus processos, custos e mão de obra. Nos proporciona a pensar sobre o modo de trabalho, as mudanças entre o manufaturado, artesanal, para o industrial. Outro ponto, seria sobre a colonização ou dominação europeia, que difundiu sabores, forçou hábitos e transformou culturas ameríndias.
A questão dos fast food não fica de fora, nos proporcionando pensar sobre sabor, tempo e dinheiro, em como isto tudo, afeta nosso paladar.
Da pré-história, Egito antigo, ameríndios, processo industrial, colonização a dietas e restrições, aceitação e tempo, podemos contar com uma gama de temas, conceitos e problemáticas na série.
Vale a pena assistir e discutir!


Chef' s table: temporada 5 episodio 01: imigração, cultura e luta

O episodio 01 da 5ª temporada de Chef's table mostra a história da chef Cristiana, mexicana que luta para ser reconhecida cidadã nos EU...