quarta-feira, 29 de junho de 2016

A passagem do tempo na nossa cidade e as funções das imagens

Para tratar da mudança no tempo, escolhemos analisar imagens da nossa cidade, Londrina, e um pouco de sua história.

 O Paraná, no início do século XIX, era habitado por caboclos e indígenas, no entanto, após a aprovação da Lei de Terras de 1850, esse quadro se alterou gradativamente. Com esta Lei, os que não comprovassem o título de posse das terras teriam que as devolver ao poder público e as propriedades retomadas seriam outorgadas a empresas de colonização, dentre elas a Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela colonização de importantes cidades da região norte e noroeste do Estado.
ž Pequena Londres”, esta é a definição atribuída à cidade de Londrina, nome dado pelos ingleses que vieram na década de 20 do século XX, conhecida como Patrimônio Três Bocas em 1929, Londrina tornou-se, a partir de 1934, o primeiro município fundado pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), nome escolhido em homenagem a Londres, cidade onde situava a sede da empresa colonizadora.
 žNo período anterior a colonização se encontrava nas terras os índios Kaingáng, Guarani e Xetá, que habitam até hoje, em menor proporção.
ž A possibilidade de plantar café, somado à intensa divulgação de propagandas pela Companhia, proporcionou uma rápida reocupação da região, loteada e ocupada por imigrantes de diferentes nacionalidades,
 žDiante de diversas escolas fundadas por imigrantes, o governo decidiu criar o grupo escolar Hugo Simas. Em meados de 1936, quando o Estado do Paraná era governado por Manoel Ribas, Raul de Carvalho que foi encarregado de demarcar a localização dos alicerces do Grupo Escolar de Londrina, a primeira escola estadual da comunidade. 







1.O que a imagem representa?  Faça sua descrição das cores, do suporte, dos elementos presentes.
2. Quem é o autor?
3.A imagem traz alguma informação?
4.Quando você olha esta imagem o que ela representa para você? -pode ser diferente do significado do fotógrafo.
5.Qual o possível valor, significado da imagem para o fotógrafo?
6.Qual seria sua utilidade, sua função? Ou não teria utilidade?

Mais imagens para o execício acima:







žColégio Mãe de Deus nasceu com a cidade de Londrina, em 1936.
žCompanhia de Terras Norte do Paraná realizou a doação do terreno da Rua Pará, local onde hoje se encontra o Colégio.
ž Em 4 de agosto de 1941 a escola foi registrada na Secretaria de Educação e Cultura como Instituto Mãe de Deus.
žReferência: http://maededeus.edu.br/institucional/institucional-historico/







žNos anos 30, a Avenida Higienópolis era um projeto de transposição do estilo de vida de São Paulo.
žUm passeio atual pelas esquinas da Av. Higienópolis permite redescobrir remanescentes de palacetes “aristocráticos”, lembranças de uma Londrina idealizada”, afirma Yamaki (2006). As casas de muros baixos com jardins bem cuidados criavam um cenário em que as famílias ainda não se escondiam do mundo público. Contudo, era um território exclusivo de algumas famílias notáveis da cidade.
žSeu traçado original foi concebido por Mr. Arthur Thomas – diretor presidente da CTNP – inspirado no bairro aristocrático (Higienópolis) de São Paulo.
O local escolhido não foi por acaso: era o ponto mais alto da cidade, o mais arejado, livre das epidemias que ocorriam no centro do núcleo urbano, portanto o local mais “higiênico”, naquela época.

Imagens retiradas da internet e do livro:
YAMAKI,Humberto. Lembranças e deslembranças: álbum Londrina 1941. Londrina: Edições Humanidades, 2006.

       Referência: FARIA, Thais. EM TRAÇOS DE MODERNIDADE: A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO GRUPO ESCOLAR “HUGO SIMAS” (LONDRINA-PR, 1937- 1972). 2010.

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